sexta-feira, 29 de agosto de 2008

Doutor em polímeros palestra na Feira Ecológica em Porto Alegre no "dia sem sacolas plásticas"

Na terceira edição do "dia sem sacolas plásticas", a Feira dos Agricultores Ecologistas recebe Cesar Liberato Petzhold para falar sobre os tipos de plástico, o consumo e descarte desse material em países como a Alemanha. Petzhold é vice-diretor do Instituto de Química da Ufrgs e professor do Departamento de Química Orgânica na mesma universidade. Viveu quatro anos em Mainz, cidade alemã, onde concluiu seu doutorado.

"O plástico deve ser usado de maneira consciente", comenta o especialista. "Um dos problemas das sacolinhas de feira ou do supermercado é terem como destino final o aterro, onde sua degradação é muito lenta. Na Alemanha, elas custam dez centavos de euro e não costumam serem usadas para embalar os resíduos domésticos".

Petzhold faz sua explanação às 10h, no palco da feira, ao lado do caldo-de-cana, na área central da primeira quadra da rua José Bonifácio. As pessoas que tiverem dúvidas sobre plástico verde, plástico biodegradável e outras podem escrever suas perguntas e encaminhar ao palestrante no final da explanação.

No "dia sem sacolas plásticas", as bancas não oferecem as sacolinhas brancas aos consumidores. O objetivo é chamar a atenção sobre a importância do consumo consciente, pois o plástico não é um produto natural, nem se decompõe com facilidade como o papel. A feira recomenda que os clientes tragam suas sacolas de casa e os desavisados podem adquiri-las na banca das embalagens, também na área central da feira.

A Feira dos Agricultores Ecologistas acontece há 19 anos, todos os sábados, das 7 às 13h, no canteiro central da primeira quadra da rua José Bonifácio, em Porto Alegre.


Por Cláudia Dreier, jornalista.

Nenhum comentário: