Por causa dos insistentes boatos de que o Governo do Estado não teria interesse na conservação do Parque Estadual de Itapuã, localizado em Viamão, junto a Porto Alegre, o titular da Secretaria do Meio Ambiente afirmou hoje que em nenhum momento se cogitou de encerrar as atividades do parque, "bem como em qualquer outra Unidade de Conservação sob sua guarda".
Segundo o secretário Otaviano Moraes, "as informações que circulam sobre o fechamento do parque são inverídicas e contrárias à política pública ambiental do governo Yeda Crusius".
Encerramento de contrato
Em texto distribuído por sua assessoria de imprensa, ele garante que todos os serviços no Parque estão mantidos, bem como o acesso e a freqüência ao mesmo: "O encerramento do contrato com a empresa Terra e Mar, responsável pelos serviços de limpeza e manutenção do parque, não foi motivo para o encerramento das atividades, tendo em vista que estes profissionais foram substituídos por funcionários recentemente admitidos através de concurso público realizado em 2007".
O secretário acrescenta que a Secretaria do Meio Ambiente já encaminhou processo visando a contratação de outra prestadora de serviços para atividades necessárias nas Unidades de Conservação e Agências do Departamento Estadual de Florestas e Áreas Protegidas (Defap).
Licitação
"Este processo está em fase final para a licitação. Qualquer informação sobre eventual fechamento do Parque Estadual de Itapuã constitui desconhecimento da seriedade com que o Governo do Estado trata a questão ambiental".
Otaviano Moraes também afirma que a governadora Yeda Crusius "não mede esforços para fortalecer a Secretaria do Meio Ambiente" e determinou a nomeação de 54 agentes administrativos, que já estão no desempenho de suas atividades.
Também foi encaminhado projeto de lei criando 60 cargos de Técnico Ambiental (nível superior) e 60 Guardas Parques, informa a Sema. Os primeiros para atuarem nos órgãos da Secretaria e na gestão de Unidades de Conservação (tal qual o Parque Estadual de Itapuã), e os últimos para zelarem pelo patrimônio ambiental das Unidades de Conservação existentes no Estado.
Fonte: Assecom/Sema. Reprodução autorizada, citando-se a fonte. www.sema.rs.gov.br/ http://www.fepam.rs.gov.br/
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário