segunda-feira, 13 de outubro de 2008

O impacto do "verde" nos negócios

A revista Carta Capital desta semana publica pesquisa da TNS InterScience sobre o impacto do "verde" no mundo corporativo em que foram ouvidos cem executivos de empresas dos setores de alimentos e bebidas, têxtil, automotivo, de informática, de telecomunicações, de autopeças, de serviços, eletroeletrônico, farmacêutico, químico, metalúrgico, siderúrgico e petroquímico.

A grande maioria dos entrevistados, 80%, afirma que sua empresa mantém alguma iniciativa em favor do meio ambiente, mas a pesquisa não traz exemplos concretos, já que “alguma iniciativa” é um conceito bastante amplo e vago.

Os resultados ficam mais interessantes, porém, quando mostram a forma como os executivos percebem a incidência da preocupação ambiental sobre os negócios.

Mais da metade, 52% acreditam que o comportamento verde influencia o seu mercado. Na questão “por que vale a pena adotar práticas ambientalmente responsáveis”, 35% responderam que a sociedade valoriza atitudes verdes.

Outros 31% assinalaram que os clientes preferem marcas que demonstrem consciência ambiental; 23% destacaram que fornececedores e concorrentes já estão se adequando para oferecer soluções verdes e 13% disseram que atitudes verdes repercutem na imprensa.

Por fim, na opinião de 88% dos executivos a tendência verde vai se consolidar no mundo das empresas. A revista Carta Capital, com ênfase em política e negócios, está nas bancas a R$ 7,90.

Da redação da EcoAgência.

Nenhum comentário: