quinta-feira, 25 de setembro de 2008

Porto Alegre: espigão da Lima e Silva não tem licença

"A empresa que está construindo o prédio na Lima e Silva não tem licença para cortar as árvores nativas da área".

A afirmação é do secretário municipal do Meio Ambiente, Miguel Tedesco Wedy, em reunião com a vereadora Sofia Cavedon (PT) e a Comissão de Moradores da Cidade Baixa, bairro de Porto Alegre.

No encontro, realizado ontem (25/09) pela manhã na Smam, foi solicitada ao Secretário a urgente fiscalização na área, pois os moradores suspeitam que a empresa responsável pela polêmica obra do espigão esteja matando as árvores nativas de uma outra forma, que não as cortando.

Conforme Sofia os moradores entrarão com mais uma denuncia no Ministério Público, solicitando o embargo da obra, pois a empresa não tem autorização nem mesmo para a instalação do showroom que está em andamento.

"Eles vão pedir que o projeto seja apresentado sem o corte das árvores", destacou a vereadora.

Neste domingo (28), às 16h, os moradores da Cidade Baixa farão mais uma manifestação de repúdio ao espigão da Lima e Silva. O ato será em frente ao Centro Comercial Nova Olaria.

O empreendimento afetará diretamente a qualidade de vida dos moradores do bairro, característico pelas suas casas do estilo açoriano e prédios de no máximo nove andares.

A preocupação dos moradores é com o impacto que uma construção de 19 andares acarretará, em médio prazo, e permanentemente, se for efetivada.

Eles lamentam que o Executivo Municipal não tenha consultado a comunidade, conforme garante a Lei de Impacto de Vizinhança.

Para os moradores as conseqüências vão desde a descaracterização do bairro com um prédio que foge completamente às dimensões do que se tem na Cidade Baixa, passando pelo impacto ambiental, pois derrubará árvores que abrigam comunidades de papagaios (foto) e outros pássaros.

Também compromete a infra-estrutura e saneamento do bairro, além do sistema viário que já é caótico na região. O espigão acabará com a luminosidade e o sol de muitas casas no entorno da obra.

Leia mais clicando aqui.

Por Marta Resing, da assessoria de imprensa. Reprodução autorizada, citando-se a fonte.

Nenhum comentário: