Na quarta edição do "dia sem sacolas plásticas", a Feira dos Agricultores Ecologistas (FAE) de Porto Alegre apresenta uma exposição de sacolas pintadas pelos alunos do colégio ACM.
Neste sábado, 27 de setembro, mais de 50 sacolas serão exibidas pela professora Isabel Preto e alguns artistas do ensino médio e das séries finais do fundamental.
"Sou assídua freqüentadora da feira" explica Isabel, que levou para a escola a proposta da campanha "menos plástico mais saúde" desenvolvida pela FAE desde novembro de 2006.
"Uma ação prática para reduzir o uso de plástico é permitir que os alunos criem as suas próprias sacolas, utilizando variadas cores para marcar o algodão com as suas idéias criativas".
Sacolas com as mais diversas cores e padrões ficam expostas das 9 às 13h, ao lado da banca dos tomates, na primeira quadra da José Bonifácio, em Porto Alegre.
No "dia sem sacolas plásticas" as bancas da feira suspendem a distribuição de sacolinhas brancas, estimulando os clientes para trazerem consigo embalagens para transportar suas compras.
Para os desavisados, uma banca especial vende sacolas de algodão e, também, de um plástico mais resistente, localizada no centro da feira.
Nas edições anteriores, a FAE parou de entregar mais de 100 mil embalagens aos seus freqüentadores.
"Em cada dia de campanha cerca de 30 mil sacolinhas brancas deixam de chegar ao meio ambiente. Contando a redução de consumo também nos outros sábados, estimamos que o número total na diminuição do plástico ultrapasse 120 mil unidades que foram substituídas por embalagens reaproveitáveis", conta Pedro José Lovatto da comissão da FAE.
Para outubro, mês em que a FAE completa 19 anos, a comissão está organizando novas ações que reduzam ainda mais o consumo de plástico para embalar os alimentos limpos, livres de adubos químicos e agrotóxicos, oferecidos pela feira.
Por Cláudia Dreier, da assessoria da FAE. Reprodução autorizada, citando-se a fonte.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário