sexta-feira, 24 de outubro de 2008

Nutricionista orienta cardápio dos freqüentadores da Feira Ecológica



Nesta semana, a nutricionista Herta Karp Wiener presta uma orientação individual aos parceiros consumidores cidadãos conscientes. A atividade faz parte da programação dos 19 anos da Feira dos Agricultores Ecologistas, FAE, que acontece todos os sábados em Porto Alegre.

"Nunca houve tamanha variedade de regime e ao mesmo tempo tantas pessoas obesas", argumenta Herta, lembrando que meses anteriores à época de veraneio a maioria das pessoas quer emagrecer.

Entre 9h e meio-dia, os freqüentadores da feira podem listar os alimentos que consomem, que Herta fará uma análise do cardápio, tanto em nível de adequação nutricional quanto na quantidade de calorias. O atendimento acontece ao lado da banca do caldo-de-cana e será cancelado em caso de chuvas muito fortes.

Sorteios

Para este sábado, 25, estava previsto o sorteio de 19 sacolas de palha e de pano, como forma de estimular a redução do saco plástico. Devido à previsão de instabilidade climática, as pessoas podem continuar a preencher as fichas até o próximo sábado (1/11), quando o sorteio acontece, com qualquer tempo, às 12:30h.

Os 19 felizardos e mais os 10 suplentes sorteados para a viagem ao Sítio Apiquários, em Gramado, podem conferir seu nome no Mural da FAE e também na Banca do Meio, ao lado da urna. O sorteio aconteceu no dia do aniversário da feira, 18 de outubro, e os demais participantes também concorrem às 19 sacolas.

Atividades postergadas
Devido à instabilidade do tempo, algumas atividades previstas para o aniversário foram transferidas para o dia primeiro de novembro. A homenagem aos jornalistas parceiros e a montagem do painel "expresse os 19 anos da FAE" acontece no próximo sábado, se o tempo permitir.

Foto: Fernando C. Vieira. Nutricionista Herta, à esquerda, explicando o valor nutricional dos alimentos

Um comentário:

NEJ-RS disse...

Tenho orgulho de viver numa cidade que tem uma feira de agricultura ecológica que está fazendo 19 anos. Mas é importante que seja registrado que seriam 19 anos se fosse a Feira dos Agricultores Ecologistas da Coolméia. A atual feira, feita pelos mesmos agricultores e no mesmo local é uma continuidade da história da Cooperativa Ecológica Coolméia, que foi construída por associados consumidores, agricultores e operacionais. A feira, com o atual nome, tem, portanto, um ano de vida.
Jorn. Ilza Maria Tourinho Girardi