quinta-feira, 11 de setembro de 2008

Fundação Gaia vence o Prêmio Expressão de Ecologia com Mostra Lutz


A Fundação Gaia, com sede em Porto Alegre, é a vencedora do 16º Prêmio Expressão de Ecologia na categoria Educação Ambiental, com a "Mostra Professor José Lutzenberger – Escola Amiga do Ambiente", que desenvolve em Garopaba (SC), em conjunto com a Secretaria Municipal da Educação e Projeto Ambiental Gaia Village.

O Prêmio Expressão de Ecologia surgiu em 1993, criado pela Editora Expressão, um ano após a Rio Eco-92, sendo hoje a maior premiação ambiental da região Sul. A edição de 2008 teve o recorde histórico de 164 projetos participantes, a maior marca de inscrições em uma única edição dos 16 anos de existência do prêmio.

“Isso serve ainda mais para valorizar a conquista da sua organização, que em 2008 teve que enfrentar a acirrada concorrência de projetos ambientais de toda região Sul, cases com extrema profundidade e qualidade”, disse Antonio Odilon Macedo, coordenador do júri, ao comunicar o resultado à Fundação Gaia.

Os vencedores do 16º Prêmio Expressão de Ecologia serão apresentados no Anuário Expressão de Ecologia 2008, que estará em circulação a partir de novembro. No mesmo mês, serão homenageados numa cerimônia de entrega do prêmio, em data e local a serem definidos.

Atividades nas escolas

Durante o ano escolar em Garopaba, a Mostra Lutz – Escola Amiga do Ambiente realiza atividades práticas nas escolas, como programas de seleção do lixo para reciclagem e hortas nos pátios.

No final do ano, num evento no centro da cidade, as crianças, jovens e professores apresentam as atividades ambientais desenvolvidas durante o ano, através de estandes, música, teatro, maquetes e muita imaginação.

Em 2008, na sua sétima edição, a Mostra Lutz está tendo a participação das 17 escolas municipais, além de três escolas estaduais e quatro particulares, envolvendo diretamente 1.980 alunos, 150 professores e funcionáros.

Por Ulisses A. Nenê, da EcoAgência. Reprodução autorizada, citando-se a fonte.


Foto Fundação Gaia: Além da produção de mudas o viveiro vem realizando a identificação de plantas matrizes, e a coleta e processamento de sementes, inclusive para o plantio direto. Em 2002 o viveiro liberou 18.000 sementes para o plantio direto, sendo que 7.000 sementes de palmito Içara pré-germinadas.

Um comentário:

Anônimo disse...

Alguma vez voces ja fizeram atividades no interior do RS, ou é só em POA? Porque sou profe, e gostaria muito que fossem na minha escola ou gostaria de entrar em contato para alguma idéia...
Cris - Santa Maria- RS