Dois livros compõem a obra Biodiversidade dos Campos de Cima da Serra destinada aos interessados em conhecer a paisagem e os moradores nativos da região mais elevada do Rio Grande do Sul e de Santa Catarina. O lançamento acontece dia 18 de agosto, segunda-feira, às 19h30min, na Livraria Cultura, em Porto Alegre.
A coleção fechada de dois volumes recebeu o patrocínio do CNPq (Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico) e, em tiragem especial, é oferecida ao público. Ela apresenta os ambientes naturais e as principais espécies de seres vivos da Região dos Campos de Cima da Serra, através de páginas impressas a cores, com textos de fácil compreensão, fotos e desenhos.
Aborda também as grandes ameaças de destruição à riqueza ali encontrada, objetivando conscientizar sobre a importância desse ambiente e das espécies que nele interagem. Esse trabalho é o resultado da pesquisa realizada por 32 co-autores, ligados à Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) e ao Museu de Ciências e Tecnologia da PUCRS.
Educação ambiental
Com cerca de 350 fotos coloridas, o primeiro volume apresenta os principais representantes da flora, invertebrados aquáticos, insetos, borboletas, peixes, sapos, répteis, aves e mamíferos. O segundo volume traz ilustrações e exercícios didáticos sobre a diversidade da flora e da fauna dos Campos de Cima da Serra para serem desenvolvidos em sala de aula, abrangendo desde o ensino fundamental até o ensino médio.
Estimulando o desenvolvimento da educação ambiental, outras sugestões para os professores foram incorporadas às atividades. "A riqueza cênica e biológica da região pode ser contabilizada pelo número considerável de espécies endêmicas, que só existem naquele local. Infelizmente muitas já estão ameaçadas de extinção devido à destruição dos seus habitats pelas barragens, plantações de árvores exóticas e queimadas nos campos", alerta Georgina Bond-Buckup, organizadora dos livros que reuniu uma equipe de especialistas em biologia, ecologia e geografia.
Essas publicações integram os produtos de um projeto patrocinado pelo CNPq (Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico) do MCT (Ministério de Ciência e Tecnologia), tendo como participantes UFRGS, PUCRS e a Igré- Associação Sócio-Ambientalista, com o objetivo de popularizar o conhecimento científico.
Fonte: Divulgação.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário